terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório da Cursista Iraci de Sousa Gomes da Silva


Aos dias dezenove a vinte dois de maio de dois mil e nove (19 a 22/05/09) na escola municipal professor Barjonas Lobão: a rua projetada s/n Bairro Tiberão por orientação dos professores formadores Jorlane Lima Sousa, Benedito Mauriz, Elma Macedo do Programa gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II com apoio do livro Gêneros e Tipos Textuais do TP3. “Avançado na prática“.
Buscou-se utilizar o espaço escolar, pois o mesmo é ideal para aprendizagem da leitura e as discussões dos diversos tipos de textos sejam através de livros didáticos e outras publicações de apoio ao nosso trabalho, onde são organizados de maneira diferente. Uma vez que é perceptível que para criar intimidade com a língua os alunos precisam aprender a lidar com essa diversidade. Sabemos que aprender a trabalhar com textos informativos é fundamental para vida escolar.
Diante de tal fato utilizou se inicialmente o jornal por ser um veículo mais conhecido portador de textos informativos como também bulas de medicamentos e diversos rótulos de produtos usuais diariamente por eles e seus familiares.
Primeiro foi colocado o objetivo de (almejar-mos) trabalhar com esse material.
Informou-se como surgiu o jornal, sua utilidade, tipos de gênero, qual foi a primeira notícia etc. Como também sobre os rótulos.
Em seguida dividiram-se os grupos e foram formuladas as perguntas que seriam utilizadas para realização destas atividades.
Dificuldades encontradas por alguns foram à leitura e a interpretação dos textos, mas já era de se esperar, por isso os grupos foram organizados de forma heterogêneas para que pudessem compartilhar os conhecimentos prévios sistematizados. Além do apoio dos educadores cursistas (Maria Domingas do Nascimento Ferreira e Iraci de Sousa Gomes da Silva) como membros de todos os grupos para ajudá-los na busca, ou melhor, na realização de tais objetivos planejados conforme registros em anexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário