terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório da Cursista Maria Domingas Ferreira do Nascimento




Aos dias nove a dezoito de junho de dois mil e nove (09 a 18/06/09) na Escola Municipal Professor Barjonas Lobão a Rua Projetada s/n Bairro Tiberão por orientação dos professores formadores Benedito Mauriz, Jorlane Lima Sousa e Elma Macedo do PDE/GESTAR II Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar utilizou se algumas atividades de apoio do livro gêneros e tipos textuais com o objetivo de desenvolver a aprendizagem, o gosto pela leitura, escrita e interpretação.
Inicio-se com o gênero de textos chamados classificados ou anunciados por ser um veículo portador de textos informativos bem diversificados e conhecidos e este em especial com o objetivo de negociar. Para deslanchar trabalharam-se as características desses gêneros de texto, o texto da atividade seguinte os alunos associaram ao tema atual “o meio ambiente”, pois mencionava galhos de árvores, mata e sobre tipos de banana... Com o titulo Anuncio de Jornal feito por um macaco possuído de versos, rimas, humorismo, fantasia e graça. Pôde-se o quanto ficaram motivados ao lerem, pois surgiram debates, sorrisos entre os grupos. A terceira atividade escolhida foi criando textos descritivos onde uns escolheram colegas da escola ou mesmo da sala e ao apresentarem suas descrições omitiam de quem falavam com intuito de suspense e esperando que de acordo com a leitura adivinhassem. Surgiram muitos adjetivos, e todos com respeito conforme havíamos combinado.
Houve algumas dificuldades de leitura, interpretação e ortografia, no entanto, eram sanadas pelos colegas do grupo ou pelo educador cursista que se fazia membro de todos os grupos.
Sendo assim é visível que estas atividades de apoio tem auxiliado na complementação dos planejamentos para alcançar os objetivos desejados.

2 comentários:

  1. Muito boa a dinâmica! Parabéns!
    Só não entendi se a oficina foi aplicada em classe de cursista ou se com os cursistas.

    Com relação às dúvidas (ortografia, interpretação, leitura), seria interessante vocês pensarem em alguma atividade para trabalhar um pouco essas questões, tais como uso do dicionário, uso de estratégias de leitura para captar o sentido, etc.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio.
    A oficina foi aplicada em classe de cursista, de acordo com os conteúdos estudados durante o curso com os formadores. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir